Planning…

fonte da foto aqui.

Acabei de receber um novo trabalho agora de manhã.

Vou resumir a situação. O cliente forneceu um estudo básico (feito no Inventor e passado as vistas no cad), uma norma de escadas e um desenho de referência. SÓ!!!

Não posso divulgar qual a finalidade de todo equipamento, pois vocês iriam matar na hora quem é a empresa. Mas é um equipamento grande e será dividido em plataformas, escadas, estrutura, etc.

O arroz com feijão de sempre ao se trabalhar. Será caldeiraria pura, algo que eu já estava sentindo falta.

Mas o que me deixa perplexo é a falta de informações (memoriais, mais normas, até mesmo os típicos para serem usados nos desenhos…) e o tempo de entrega que, como sempre não condiz com o  COERENTE e SENSATO.

Na verdade imagino (ok, é uma certeza vai) que esse prazo louco tenha sido criado de cima para baixo. Vem do cliente final, que pediu todo equipamento, até os terceiros que somos nós. Tudo com o prazo estourado.

Ou os terceiros, que contrataram a gente como terceiros, ficaram segurando toda a informação, até o lançar o abacaxi em nossas mãos. Terei que aumentar meu cosmos de novo.

Isso se deve a cultural deste país, e não é de se admirar. Parece que tudo só funciona de uma maneira que: inicie da forma errada e atropelada, para terminar com um resultado a lá “veja-o-resultado-ao-se-tomar-Activia!!!”.

Concordo, conheço profissionais que se superam. O pessoal entrega no prazo e com qualidade…mas na minha área de desenhos, conto nos dedos os que fazem isso. E os que fazem, ralam…ralam bonito. Isso eu posso afirmar.

Há umas duas semanas atrás eu lembrei de um outro fato. Um colega, do fórum de guitarras que eu participo, é eng. e trabalha com consultoria, fez uma pergunta do tipo; quando é que os clientes vão fazer prazos de entregar mais coerentes e justos.

Eu, todo bonitão e idiota, respondi para ele acostumar-se com isso e que essa é a realidade ao se trabalhar no dia a dia. A pergunta dele soou bem joselino para mim, tipo “garoto mimado que comecou trabalhar agora”.

MAASSS NÃOOO!!!

Ele está certíssimo, nós que nos acostumamos a esse lixo de status quo todo errado.

Após minha resposta, um colega do fórum, que trabalha com informática, disse algumas palavras que foram como um murro no meu estômago.

Ele comentou que essa situação caótica no Brasil sobre prazos, planejamento de projetos, etc, fazem com que ele não deseje mais trabalhar aqui. Neste momento ele está em Dubai, falando com os sheiks, vendo camelos com Ferraris e cruzando com mulheres lindíssimas. Um lugar que só tem sheik, com certeza o número de modelos por quadra é de se espantar.

Voltando, este meu colega me lança uma frase perfeita sobre o porque ele prefere trabalhar lá. Vou reproduzí-la.

“Enquanto no Brasil eu não conseguia tocar um projeto direito…aqui eu consigo trabalhar até com 5 projetos…”.

Nos prostituímos nessa parte, a maioria diz amém a prazos e valores mais baixos, dessa forma, todos estão mal acostumandos.

Não sei se isto irá mudar aqui no nosso país. Lembre-se que essa geração Y que está vindo agora é multi-task na veia…conseguem fazer tudo ao mesmo tempo. Conseguem?? ok, já que vocês vão dominar tudo mesmo, que planeje com coerência as datas de projetos.

Meu velho, espero estar ai um dia em Dubai com você.

Não para tocar 5 projetos ao mesmo tempo ou querer ver métodos de como melhorar nosso maneira tupi-guarani de pensar.

Quero ver os camelos de perto….acredita???

Melhor não acreditar em mim.

seven camelo, seven…

73 55

2 comentários sobre “Planning…

  1. Ah, de boa, só em Dubai que é assim, porque no resto do mundo, os moldes de prazos de projetos são os mesmos do Brasil, as exp. que tive com projetos que envolvem estrangeiros mostraram isso. O problema real vem das pessoas que fecham o negócio. Como nunca colocam a mão na massa, e só sabem ver a parte financeira e estratégica do negócio, não pensam nos engenheiros e desenhistas que se matam para cumprir esse prazo louco depois. Eles não tem conhecimento algum de como projetar e o tempo necessário para isso. Sem falar que o cliente é muito esperto, pois já coloca uma multinha básica no contrato para atraso, dinheiro que ele irá ganhar com absoluta certeza.

Deixe um comentário

