Grass

Tive que criar grama em minha maquete do warehouse.

No projeto em 2D, são mostrado quais os locais onde as gramas deveram estar ao redor do barracão.

Tranquilo, se o desenho está falando que ali tem grama(s), terei que fazê-la(s). O problema seria se eu não soubesse como modelar ou simular a grama.

Para criá-la eu tenho 3 ases na manga, sendo que o último ás veio a partir do meu estado alfa.

O primeiro método para fazer a grama, como eu descrevi no post anterior, foi a tentativa da utilização da parte de partículas do Blender. Utilizei a criação de hair no mesh e dali fui trabalhando com as cores certa para ficar bem parecido com esta velha e conhecida planta rastejante.

Resumindo, criei cabelos e coloquei cores verdes. Hulk hair!!!

Uma foto apenas para demonstrar o que eu estou falando.

Fica bem legal de ver o resultado. Apenas resaltando que trabalhei pouco nesta demonstração no quesito movimentos, tamanho da grama, achatamento, etc. Olhando parece água em movimento.

Legal, então o meu problema está resolvido. Grama feita então é só jogar no terreno ao lado do meu barracão.

Nada disso. O desenho ficou muito pesado. Até para fazer os movimentos dos objetos, navegar no mundo virtual, visualizar, editar, etc, ficou com lag.

Por isso que estou montando um novo desk bem mais forte. Enquanto não está pronto, vamos para a…

Segunda opção: pego uma fotografia de uma grama e coloco (mapeio) no mesh.

Simples e o resultado muitas vezes fica bem legal. Mais uma foto para vocês visualizarem o efeito.

Parece que agora meu problema está resolvido, o desenho ficou leve e a grama ficou bem convincente.

Novamente, esqueça!!!

Por algum motivo, ou cargas d’agua, eu não estava conseguindo inserir a fotografia da grama no mesh.

Havia mapeado, a foto da grama, no início do desenho. Tudo corria bem, até que depois de alguns testes, a grama não aparecia nas fotos finais de renderização.

Algum ajuste que estava faltando no Blender? Sim, com certeza, mas eu não estava encontrando o problema: vi o alpha, tentei ver as configuração da parte do render, da câmera…nada.

Pensei em procurar a solução na net mas deixei para lá. A noite, enquanto eu estava deitado, antes do sono me abater, e pensando nesse problema, veio o insight.

O terceiro ás nasceu.

“Vou simular a grama com texturas!!!”

Depois desse pensamento, dormi.

E foi o que eu fiz no dia seguinte. Se vocês verem no timeline do meu twitter,é mostrado o momento em que eu iniciei o processo.

O resultado do terceiro método é esse:

O que eu fiz? Coloquei no mesh uma cor de fundo, que no caso foi preto. Em seguida eu comecei com uma textura que havia duas tonalidades de verdes, simulando as folhas da grama. Logo em seguida eu coloquei mais duas texturas com pontos de distorção brancos e marrons.

Vendo a foto, acredito que devo aumentar os pontos marrons.

Achei o resultado bastante satisfatório.

Talve no outro post eu comente para vocês o problema que eu tive fazendo o alambrado, que cerca todo o terreno.

Cl for campinho de grama, baby!!!

73 55

3 comentários sobre “Grass

  1. Gostei da segunda opção, talvez você precise apenas procurar o problema da fotografia na renderização…..se fosse no cad eu jah ia trucar em vc!!

Deixe um comentário

