Barracão Industrial – finished !!!

Bem, alguns de vocês devem ter acompanhado minha saga em relação ao meu trabalho do barracão industrial:

“once upon a time, um colega perguntou-me se eu podia fazer uma maquete 3D de um barracão para um cliente dele…”

Ele é o intermediário entre eu e o cliente.

Mas para alegria da nação, estou postando o desfecho desta história, ou apenas parte dela.

Considerei o serviço terminado desde a semana passada (20-24/09/10). Foram entregues as fotos em prazos recordes aos solicitados, mesmo eu não tendo muito tempo durante a semana.

Seguem os resultados, e clique nas imagens para aumentar:

 

Confesso que o resultado que todos vocês estão vendo não me deixou totalmente satisfeito. Quero chegar em algo mais realístico possível.

Modelos mais realísticos possuem valores de pagamento maiores (teoricamente). Este é o meu objetivo, além do prazer de sentir a minha evolução como profissional.

Todo o trabalho foi realizado com o Blender 3D, tanto a parte de modelagem como a renderização.

Olhando o trabalho, e sendo crítico comigo mesmo, eu posso falar que a parte de iluminação não me agradou.

Soa para mim bastante fake.

Isto irá ser resolvido com mais horas de experiência e lendo mais tutoriais. Não tem saída, tudo se resume a treino.

Umas das ferramenta para alcançar esse realismo desejado é retornar aos estudos do Yafaray.

Não o utilizei pois havia prazos e precisava da segurança e do conhecimento que eu tinha no renderizador interno do Blender. Eu não tenho dúvidas que, se eu tivesse utilizado o Yafa, o resultado final seria muito superior ao que estou apresentando para vocês.

Lembrando que também estou de olho no Octane Render, mas este renderizador exige placas de vídeos Nvidia que apresentem CUDA. Questão de tempo, estou esperando aqui minha placa chegar.

Alguns Obstáculos:

Um dos problemas que eu enfrentei foi em relação ao alambrado em volta do terreno. Lembro-me que havia resolvido modelar o alambrado, o que não é, para mim, algo difícil.

Na foto a seguir mostra eu començando a modelar e fazendo um padrão do alambrado para poder utilizar o Array do Blender.

 

Confeccionar este alambrado fez com que o desenho ficasse muuuuiiittoo pesado. Por que??

Porque, meu caro leitor, o alambrado gerou muitos vértices no desenho, o que acabou ficando meio lento para navegar, editar, etc. Como eu ainda estou montando meu desk com Hexacore, o meu duo-core AMD ,velho de guerra, balançou ao gerar este cercado.

A solução para isso foi deixar para lá a idéia do alambrado e colocar barras redondas, correndo de fora a fora.

O outro problema foi o tempo de renderização nas fotos finais, pois como alguns de vocês devem saber, eu não tenho um render farm aqui em casa.

Então chegou um momento em que eu peguei o meu desk para renderizar uma foto, o meu laptop para renderizar outra foto e o laptop do meu irmão para renderizar outra foto.

 

Esta foto foi tirada em um domingo a tarde. Eu precisava entregar as fotos do barracão no dia seguinte, segunda-feira. Lembro-me que eu tinha acabado de modelar no sábado de manhã, ai comecou o meu martírio para gerar todas as fotos na rederização.

Situação né? Por enquanto não tenho o que fazer. Por enquanto…

Foi um verdadeiro grid nessa hora para realizar uma tarefa comum (@grind_ quem me apresentou o termo, valeu).

Os problemas de simular grama foi apresentado neste post aqui.

O restante foi tranquilo para mim.

Alguns observações diante deste trabalho:

  • Adorei fazer este serviço, pois trabalhei com o software que eu adoro. Fora o fato que esta maquete exigia um lado artístico que considero muito interessante, diferente dos desenhos do autocad, aonde você está preso a medidas, desenhos de referências, etc.
  • A princípio, não estou mais interessado em um intermediário. Abracei esta situação como experiência, mas pretendo não repetir novamente.
  • O fato de ter um cliente, um prazo e receber pelo seu trabalho é gratificante e bem vindo. Não tem nem comparação do que você treinar por conta fazendo uma casa, ou um condomínio, etc para você. Lógico que quando há paixão e a vontade criar algo do nada, um conceito, etc,  é também uma atividade muito estimuladora.
  • Preciso de um nobreak, preciso de um nobreak, preciso de um nobreak…  🙂 . Teve um momento que eu perdi uma renderização pois houve queda de energia em casa. O desk apagou e eu quase tive um infarte. (Eu sei Ricardo, eu sei…).

Se eu tiver alguma novidade, ou lembrar de algo, eu irei atualizando este post.

Cl for seven, baby!!!

73 55

 

 

 

 

 

4 comentários sobre “Barracão Industrial – finished !!!

Deixe um comentário

