Kia Soul no Blender 2.55 – hematomas e aprender

Estava adiando já algum tempo, mas agora resolvi chutar o pau da barraca em relação a utilizar o Blender da família 2.5.

A confecção Blender 2.5 foi realizada juntamente com projeto do curta metragem Durian.

Neste período, já houveram os lançamentos das versões alphas, betas, e agora estamos na versão beta 2.55.

Pessoalmente, tentei usar o Blender 2.53, acho, há algum tempo atrás. Confesso que estranhei um pouco sua nova interface, pois estou muito acostumado as UI do 2.49 para trás.

No que eu tentei usar o 2.53, ele crashed depois de alguns minutos de uso. Lógico, é um programa beta, então isso é previsível.

Mas tive uma sensação ruim, pois além de estar me adaptando ao seu novo visual, ele demostrou que eu não poderia fazer qualquer trabalho para clientes, que exija estalidade.

Imagina você quase terminando um pedido, com prazo, e de repente “pãm”. Nem com um recover da vida salvaria o arquivo.

Mas de uns meses para cá, todos os sites de tutoriais, tanto o BlenderGuru do Andrew Price, como o BlenderCookie, estão fazendo seus vídeos através do Blender 2.5.

Acho que chegou o momento de testá-lo. Sei que está em beta, mas hoje não tenho nenhum trabalho de cliente, e como vocês sabem, estou fazendo o meu Kia Soul como treino e estudo.

Mas ao abrir o arquivo do Kia Soul no Blender 2.55, apareceu um problema.

Os meus blueprints, que são os desenhos de referências de frente, topo e lateral do carro, para você conseguir modelar, sumiram.

 

Para visualizarem o que estou querendo dizer, ai vai uma screen do Kia no Blender 2.49b.

O que fazer nessa hora?

A primeira reação é tentar achar o problema, do “por que” os blueprints não aparecem.

Bem, verifiquei que no 2.55 as imagens do blueprints estão ali ajustadas e acionadas, indicando os caminhos dos arquivo de cada foto.

Mas não aparecem na parte de fundo do desenho.

Já que eu não encontro a solução de imediato, a segunda reação aparece:

Fuga para um lugar seguro e confortável.

A vontade de deixar para lá esse beta e puxar de novo o 2.49b é grande. Mas como sempre algo me diz para não fazer isso.

O mesmo demônio que sempre me fez ficar inquieto com algumas coisas, como foi a quase 5 anos atrás com o linux.

Quero aprender no 2.55! Se até tutoriais já estão sendo feitos nele, qual é o problema comigo então?

Confesso que não está fácil modelar o Kia. Não é fácil modelar um carro, é cheio de curvas, precisa de tempo para adquirir essa habilidade, blá blá blá…

Agora a situação está mais difícil, desta forma terei que ficar ainda mais atento a novos fatores.

E como sempre, ninguém vai fazer isso por mim. Será apenas eu, novamente, que terei que apanhar, por algum tempo.

 

Cl for Seven, Baby!!!

73 55

 

 

 

 

Deixe um comentário

