Aprendendo…mas com os trainees

IMG_1003

Sabe aquelas frases batidas do tipo “…nesta vida você está sempre aprendendo…” ?? Eu sempre detestei elas.

Mas esses chavões já me deram algumas bem no meio do meu queixo.

Essa semana recebi outra lição, para que eu me comporte melhor com as pessoas ao meu redor.

Os fatos:

Situação 1

Aqui no escritório temos dois estagiários. Sem mencionar seus nomes, irei usar trainee 1 e trainee 2.

Nesta semana, o trainee 1 estava com uma dúvida em um desenho que o meu chefe tinha passado à ele. A dúvida era em como aplicar, de maneira correta, o oblique em uma cota.

Sem problemas, me prontifiquei a ajuda-lo e comecei a trabalhar em seu desenho. Como já fazia um tempo que eu não mexia com cotas com oblique, eu não tinha a resposta da dúvida de bate e pronto.

Tranquilo, 2 ou 3 minutos mexendo na cota eu iria resolver a situação. Acontece que nestes 2 ou 3 minutos que eu estava ali, batendo bola com o DWG para resolver, o estagiário afasta-se de mim e fala que vai conversar com meu chefe.

Nesta, ele volta logo em seguida, e fala que o meu chefe conseguiu achar a resposta. Fui sacado da situação.

Não gostei disso. Seu erro foi de iniciante: fez dois profissionais correrem em paralelo para solucionar um problema, totalmente o oposto de um serviço em equipe. Eu poderia estar resolvendo outras coisas se eu soubesse que o meu chefe tinha entrado em ação.

Assim como meu chefe poderia estar lidando com outras situações mais importantes, tratando com clientes por exemplo, se ele soubesse que eu já estava ajudando o trainee 1.

Fiquei em silêncio, o que gerou um erro em cima deste erro.

Situação 2

No começo do ano, um coworker e amigo, aqui do escritório, pediu-me um favor para que eu comprasse um case, do Ebay, para o seu iPod Touch. Ele passou-me o link do produto e arrematei para ele.

Fiz com imenso prazer pois é uma pessoa que prezo bastante a amizade aqui no escritório.

O transporte do produto foi rápido, chegou na minha casa em menos de um mês.

Levei o pacote até o escritório e deixei na minha baia de trabalho. Meu colega estava trabalhando em outra firma, e só iria chegar apenas no dia seguinte.

Um dia depois, logo de manhã, eu chego no escritório e encontro o meu amigo me agradecendo pelo produto, já desempacotado. Pergunto como ele sabia que o produto estava ali, em cima da minha baia. Ele me fala que o estagiário que tinha mostrado para ele.

Bem, essa foi a gota d´água. Na verdade o certo era eu entregar nas mãos do meu amigo o produto. Isso foi uma total falta de educação por parte do estagiário entrar de paraquedista no meio da transação.

Cheguei firme no autor da arte. Além de falar sobre o que acabara de acontecer, emendei com o ocorrido da Situação 1.

Bem, não preciso falar que o trainee ficou muitíssimo chateado com tudo isso.

No mesmo dia, mais a noite, fui conversar com EVA 1. Como sempre as conversas com ela são altamente enriquecedoras.

Conclusões das Situações 1 e 2

As conclusões com o EVA 1, o que foi óbvio, foi a minha falta de reação em relação a Situação 1.

Eu deveria ter falado, ao estagiário, o meu total descontentamento dele ter acionado dois profissionais, ao mesmo tempo, para resolver o seu problema.

Mas eu deveria ter falado isso NA HORA !!!

Não fiz isso, e fiquei remoendo o ocorrido até explodir na Situação 2.

No dia seguinte, o trainee 1 veio pedir desculpas. Lógico que eu aceitei, e também pedi pela minha chegada mais “dura” nele.

O estagiário ensinou-me muito com todo esses fatos. Mostrou-me que eu preciso toda hora recalibrar minhas atitudes e ações. Mesmo com toda literatura, cursos e minha experiência profissional, sou falho se eu não me policiar e não manter o treinamento constante de agir da maneira adequada ao que a situação pede.

Escrevo não apenas para compartilhar o ocorrido, mas também como um exercício de rever mentalmente todas as ações, e os seus resultados.

Eu desejo que o estagiário faça suas atividades por respeito e confiança a minha pessoa.

Mas não desejo que ele faça seu serviço através do medo, junto com o ódio, pois eu sei muito bem o que é isso.

Cl for fail, Valinhos !!!

73 55

2 comentários sobre “Aprendendo…mas com os trainees

Deixe um comentário

