Kia Soul 5 – O muro das lamentações…Compositing

Atravessei a modelagem, passei pela iluminação, tive que encarar materiais e texturas e mudei alguns conceitos de cenário por causas de idéias que surgiram do nada.

Agora estou diante do Compositing, e devo confessar; parece fácil e intuitivo no primeiro momento, mas os resultados de “fácil e intuitivo” não estão aparecendo.

Editar uma foto inteira, considerando apenas um Render Layer, é fácil. Colocar uma distorção aqui, mudar uma cor ali…tranquilo.

O que está “pegando” é quando eu tento unificar os efeitos independentes, de alguns objetos específicos, na foto final.

Explicando melhor, separei o meu modelo em 3 Layers:

– Faróis dianteiros

– Vidros das janelas do salão

– O ambiente restante (carro, piso, colunas, etc)

O meu intuito é acentuar alguns efeitos nos faróis e nos vidros da janela do salão. Colocar mais efeitos de refração, luz especular, algum efeito mais acentuado nos vidros da janela do salão (pois é atingido tanto pela luz externa (sol) como pela iluminação interna) e efeito de faróis acessos.

Não estou conseguindo unir os efeitos separados de cada layer. Cada layer está enviando também o seu Alfa, tornando o resultado final ridículo.

Estou esquecendo de algum detalhe e neste momento estou lendo o Wiki do Blender para tentar me fornecer alguma saída.

NÃO !!! Não é que estou esquecendo, é que eu não sei mesmo qual o ajuste para corrigir isto.

Estou fazendo testes com o Gimp, outro software que eu uso bastante.

Obtenho resultados interessantes pelo Gimp, o que me faz lembrar que muitos artistas do CGSociety usam o 3DMax para modelar, algum render externo e o Photoshop para dar o compositing.

Não quero no momento fazer a dobradinha Blender + Gimp para o trabalho final. Seria ir pelo caminho mais fácil.

Quero aprender a fazer algo diferente, o software me oferece este poder, só não sei ainda como fazer as engrenagens encaixarem umas nas outras.

De coração, espero que o próximo post seja o final de tudo.

Seven !!!

73 55

Deixe um comentário

