3DMax users

Usuário de 3DMax, ou simpatizantes deste programa.

Está ai um público que aparece constantemente em meu blog. Vejo eles sempre nas estatísticas dos visitantes/leitores, fornecidas pelo WordPress, vindos principalmente de buscadores (Google).

Bem, o que eu falo sobre isso? Nada de especial, mas não entrando em detalhes quantitativos, eu visualizo alguns pontos:

  • é o programa mais usado no mundo em termos de modelagem 3D, indiscutívelmente
  • não demonstra para mim que o usuário de Max é o mais interessado em tutos, apenas mostra que essa quantidade grande de pessoas acaba gerando, proporcionalmente, um grande quantidade de pessoas interessadas em conhecer a ferramenta
  • de tabela, acaba me trazendo um público devido a UM post que eu fiz sobre o programa

No Facebook de Andrew Prices ele posta um gráfico onde é mostrado quais softwares os artistas estão usando para expor seus trabalhos no CGSociety.

Isto apenas confirma o que eu acabei de escrever lá em cima. Em segundo vem o ZBrush, depois Maya e por último Blender.

Nos comentários do post no Face existe alguns pontos interessantes. Um cara fala que isso é um ciclo, as escolas ensinam apenas Max, a indústria de 3D pede Max e assim caminha a humanidade em looping.

Um outro cara comenta algo bem pertinente; ele fala que existe bastante render externos para o Max, assim a divulgação de trabalhos realística é grande, divulgando ainda mais o software.

Minha opinião também é de que antes das versões 2.5x, a interface do Blender era um desafio. Acredito que uma interface altamente intuitiva (Autodesk é mestre/a nisso) ajuda a chamar mais usuários.

Mais público, mais tutoriais, mais empresas solicitando Max…também mais gente vindo ao meu blog devido a um post?

Sim.

O ponto que eu quero chegar é, foi formado um grande ecossistema que facilita o aprendizado do Max. Só não aprende quem não quer.

Quando eu comecei a usar o Blender, achar tutoriais de qualidades era um desafio. Dou graças a Deus que existam caras como Andrew (Blender Guru) e Jonathan (BlenderCookie).

Devido a tudo isso, eu apoio a chamada do Andrew para nós (usuário Blender) começarmos a postar trabalhos no CG. Divulgar mais o software e sair da zona de conforto do Blenderartists.

CGSociety só tem artistas de calibre que trabalham em cinema. O nível é elevado, então isso te “puxa” a ser um bom artista. No momento em que você expor o seu trabalho, estará altamente aberto a receber críticas.

Nessa hora, o rei está nu.

Foram alguns trabalhos de membros do CG, segundo Andrew, que o motivaram a fazer o The Nature Academy. Por isso que o curso era de nível altíssimo.

O pouco que eu observo, na net, a situação está mudando; estão aparecendo ótimos profissionais, mais tutoriais, maior divulgação do Blender, e de tabela, maior solicitação de profissionais que utilização o software.

A exemplo de Colin Levy, que depois de dirigir Sintel, foi trabalhar na Pixar.

E este simples plebeu aqui tenta fazer sua vez. Estudar, trabalhar e divulgar.

Até que eu mude meu gosto, até o momento em que eu dizer “chega”.

73 55

4 comentários sobre “3DMax users

  1. Eu acho q os softwares n têm como serem comparados. Vai ser sempre uma discussão eterna! O importante é o quanto você é bom naquilo que você faz!

    1. concordo sidoti.

      mas nesse caso estou dando mais enfase ao número de usuários em si, e como isto reflete em quase tudo. Até oferta de trabalho.

      se a empresa apenas quiser o trabalho final, indepedente da ferramenta que o profissional for usar, ai entra a qualidade do artista mesmo.

      valeu.
      73´s

Deixe um comentário

